terça-feira, 8 de março de 2016

Elas por Eles com Dann

Daniel Rodrigues de Souza (Dann Rodrigues)
Cratense, Professor de Línguas Estrangeiras, Especialista em Ensino de Língua Inglesa, residente no município de Nova Olinda-CE.
ENTREVISTA nº 09
Lucélia Muniz - Dentro do contexto atual, na sua opinião, quais as principais conquistas alcançadas pelas mulheres?
Dann - As mulheres vêm ganhando espaço em diversos setores sociais realizando com maestria inúmeras funções outrora desempenhadas apenas por homens, seja no âmbito profissional, político, artístico ou qualquer que seja a área. Todavia, a maior conquista que vem sendo alcançada consiste no direito à igualdade que, ainda que de forma tímida, tem conseguido romper com as barreiras de uma cultura de submissão à figura masculina que dominou a sociedade durante séculos.

Lucélia Muniz - Em pleno século XXI, quais situações ainda são enfrentadas pelas mulheres? Seja na questão de gênero, na falta de políticas públicas e/ou no contexto socioeconômico.
Dann - Devido ao pensamento coletivo impregnado na mente de muitos que enxergam às mulheres como inferiores em relação aos homens, a luta pela igualdade de gênero tem sido uma batalha difícil, e isso vai muito além de criação de políticas públicas ou da legislação vigente: é mais uma questão de educação, sensibilização e reconhecimento do que meramente política.

Lucélia Muniz - E como a Educação pode ser usada como uma “arma” no combate a estas situações?
Dann - Como bem salientou o educador Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Nesse contexto, a educação (enquanto conhecimento) auxilia numa mudança interna de cada indivíduo ao retirar as vendas da ignorância de sua visão e, por conseguinte, contribui para uma sociedade mais humanizada. Logo, (re)conhecer a mulher quanto às suas capacidades/habilidades é outorgar algo que é seu por direito: o respeito à igualdade.

Lucélia Muniz - Neste Dia Internacional da Mulher, no mês de março, qual Mulher você gostaria de homenagear em nome de todas? Por que?
Dann - A minha homenageada para representar todas as mulheres é a pintora mexicana Frida Kahlo (1907 – 1954), considerada pela crítica como “uma mulher à frente de seu tempo”; sua história é um misto de revolução e superação: suas frustrações e deficiências originaram um estilo próprio de fazer arte, transformando-a em um dos maiores nomes do universo feminino.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu Blog!!!