12/03/2016

Elas por Eles com Elvis Pinheiro

Elvis Pinheiro
Pernambucano, graduado em Letras, Mediador de Cinema, residente no município de Juazeiro do Norte-CE.
ENTREVISTA nº 13
Lucélia Muniz - Dentro do contexto atual, na sua opinião, quais as principais conquistas alcançadas pelas mulheres?
Elvis Pinheiro - O direito a estudar. Exatamente este. Não foi o direito a usar a roupa que queira ou casar com quem quiser, ou usar cabelo curto e morar sozinha. O que deu liberdade para a mulher e para qualquer ser humano neste planeta é o acesso à educação. As mulheres que leem, que estudam, que se informam, elas conseguem SOZINHAS atingir os patamares mais altos, aquilo que elas mais desejarem. Hoje e sempre, o direito a Educação será a maior conquista alcançada.

Lucélia Muniz - Em pleno século XXI, quais situações ainda são enfrentadas pelas mulheres? Seja na questão de gênero, na falta de políticas públicas e/ou no contexto socioeconômico.
Elvis Pinheiro - As mulheres enfrentam a resistência dos fracos de qualquer época. As pessoas têm medo de quando uma parcela da sociedade que antes era subjugada, essa parcela consegue ascender de qualquer forma. Os ataques sempre serão ofensivos e irão colocar defeitos pessoais como de toda uma categoria que o ser humano marginalizado faça parte. Sempre que uma mulher se destaque, ela sofrerá mais pressão do que o mais imbecil dos homens e sua inteligência e capacidade será todos os dias posto à prova.

Lucélia Muniz - E como a Educação pode ser usada como uma “arma” no combate a estas situações?
Elvis Pinheiro - Dando bons exemplos dos países, das etnias e das minorias todas que se libertaram através da Educação. Não faltam exemplos. As mulheres devem ser elas mesmas e não o que uma instituição diz que é certo uma mulher em tal idade ser. As discussões devem ser sempre estimuladas e as mulheres devem falar por elas mesmas.

Lucélia Muniz - Neste Dia Internacional da Mulher, no mês de março, qual Mulher você gostaria de homenagear em nome de todas? Por que? 
Elvis Pinheiro - A Presidenta Dilma Rousseff. Ela é a Chefe de Estado mais enxovalhada que o Brasil já teve. Temos na nossa História em mais de 500 anos, apenas duas mulheres que governaram o nosso país. A primeira foi a Princesa Isabel. A princesa libertou os escravos e perdeu sua coroa, foi odiada pelas elites da época. A presidenta Dilma deu direitos justos às empregadas domésticas e as elites de nossa época odiaram isso. Essa mulher pode cometer erros no seu governo, mas a reação da imprensa, dos políticos e de grande parte da população é de extrema brutalidade e ofensa. Ela está resistindo a uma quantidade de ataques tão vis e perigosos que somente tendo a garra e a força que ela possui está sendo capaz de resistir onde outros, em outros tempos, se suicidariam. Ela é uma mulher incrível, gostem dela e do seu partido ou não.

Um comentário:

  1. Concordamos com tudo que você falou sobre as mulheres,a educação foi realmente um grande avanço não só para as mulheres mas para o ser humano.Ainda hoje as mulheres sofrem muito preconceito,e ainda está limitada a fazer certas coisas.Ao passar dos anos aumenta a violência contra a mulher,só que na atualidade elas podem denunciar o agressor.
    Equipe: Karina, Ana Luzia, Helenice e Vanessa. E.E.F.M. Padre Luís Filgueiras 3º A

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!