05/03/2016

Elas por Eles com Luka

Luka Severo
Pernambucano, licenciado em Teatro. Ator e Professor residente no município de Iguatu-CE.
ENTREVISTA nº 05
Lucélia Muniz - Dentro do contexto atual, na sua opinião, quais as principais conquistas alcançadas pelas mulheres?
Luka - Acredito que muita coisa ainda precisa ser alcançada. Muito se fala em que a mulher já pode votar e trabalhar, mas fico pensando de que adianta poder votar, eleger uma pessoa que vai ser seu representante e, muitas vezes, a mulher (e não só ela) é vista por estes representantes como apenas um voto a mais. Hoje a mulher já saiu de casa e foi trabalhar: ótimo! Mas é preciso que a gente reflita sobre uma questão de que as mulheres trabalham tanto quanto os homens e ganham um salário inferior a ele. Falar sobre conquistas é algo que eu posso até falar, mas que precisamos refletir com calma e ver se é realmente uma conquista ou essa palavra apenas convém ser usada. O irônico é que ao mesmo tempo que ela pode votar e trabalhar lhe é vetado o direito de amamentar em público... Brasil!

Lucélia Muniz - Em pleno século XXI, quais situações ainda são enfrentadas pelas mulheres? Seja na questão de gênero, na falta de políticas públicas e/ou no contexto socioeconômico.
Luka - A mulher infelizmente não é tratada como deve ser. O que mais me choca é perceber que as mulheres não podem ser donas de seu próprio corpo nem ter sua autonomia. A mulher não é respeitada, levada em consideração e muito menos ouvida. É deprimente ver que para serem elas mesmas, respeitadas e ouvidas elas tenham que sair as ruas e gritar um grito de socorro.
   
Lucélia Muniz - E como a Educação pode ser usada como uma “arma” no combate a estas situações?
Luka - Não precisa fazer muita coisa não: apenas tratá-las como gente. Fazendo-as perceber que elas são seres sociais e assim como tal, podem e devem modificar e se deixar modificar pelo entorno... não se deixar alienar... mas dar sua opinião e fazê-la valer, sempre.

Lucélia Muniz - Neste Dia Internacional da Mulher, no mês de março, qual Mulher você gostaria de homenagear em nome de todas? Por que?
Luka - Bom nesse dia tão especial, eu gostaria de homenagear a minha mãe, linda, humilde e simples. Não vou mandar uma foto porque ela não deixa, mas homenageio ela por que foi com ela que eu aprendi a ser o que sou hoje: íntegro, honesto e sonhador. Em nome de Dona Cícera, eu desejo um FELIZ DIA DAS MULHERES a todas as mulheres do mundo.  

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!