31/05/2016

Histórias de Rainhas africanas – Somos todas Rainhas!!!

"Histórias de rainhas africanas, guerreiras onde cada uma em seu tempo comandaram impérios mostrando ao mundo durante todos esses quase 10 mil anos de existência da humanidade a força, a garra e a beleza da Mulher Negra". (UNEGRO - RJ)

Somos todas Rainhas!!!

Elaborado por Shaira Leiza em 08/03/2016

HATSHEPSUT

Hatshepsut foi rainha-faraó da 18ª dinastia do Egito. Ela reinou, aproximadamente, de 1479 a. C. a 1457 a. C. Governou com o nome de Maatkara Hatshepsut. O nome Hatshepsut, era, um título cuja tradução quer dizer "a primeira das nobres senhoras".

Tutmósis 1º expandiu de maneira nunca antes vista o império egípcio. Quando faleceu, Hatshepsut era a única sucessora direta. Há suposições, de que o próprio pai a teria nomeado sua herdeira.

Intrigas palacianas, contudo, impediram Hatshepsut de assumir o trono, colocando no poder Tutmósis 2º - filho de uma esposa secundária de Tutmósis 1º - e obrigando Hatshepsut a casar com o novo faraó. No entanto, ela se rodeou de servidores fiéis, e aumentou seu poder dia a dia, até se tornar uma oponente perigosa para os que a haviam traído quando seu pai morreu.

Tutmósis 2º faleceu jovem, deixando dois filhos que ainda estavam na primeira infância, ambos de esposas secundárias. Hatshepsut, a esposa real, havia dado à luz apenas uma menina. Mais uma vez os servidores do alto escalão agiram no sentido de controlar a sucessão, mas Hatshepsut os derrotou, assumindo a regência, enquanto Tutmósis 3º ainda não alcançara a maioridade.

Ela afastou seus oponentes da cena política e nomeou pessoas de confiança para os principais cargos. Proclamou a si mesma faraó, tornando-se a terceira rainha-faraó de que se tem notícia na história do Egito. Assumiu, então, todos os atributos masculinos do seu cargo, menos o título de todo-poderoso.

A ideia mais genial de Hatshepsut, no entanto, foi a de se proclamar primogênita do próprio deus Amon, além de sua substituta na Terra. Para validar essa filiação e garantir seu status, ela certamente teve de pagar um altíssimo preço aos sacerdotes.

Ainda que Hatshepsut tenha passado à história como uma governante pacífica, a verdade é que ela realizou várias campanhas militares: contra a Núbia, para proteger postos fronteiriços no norte e também para atacar a cidade de Gaza, na Palestina.

No 15º ano do reinado de Hatshepsut, Tutmósis 3º começou a lutar para recuperar seu poder. Não se conhecem as razões, mas em um único ano morreram os principais servidores da rainha-faraó. Logo depois, faleceu a filha de Hatshepsut, Neferura. Lentamente, a rainha-faraó se afastou do poder. Hatshepsut morreu em seu palácio, na cidade Tebas. Sua tumba encontra-se no Vale dos Reis.

Indicação de vídeo:
"Documental- El Misterio de la Reina Perdida de Egipto [Castellano]" 

FONTES
Rainha-faraó egípcia Hatshepsut

Veja: Hatshepsut a misteriosa faraó

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!