15/05/2016

Livro “Meu Coração Coroado” homenageia Mestre Espedito Seleiro

FOTOGRAFIA - Daniel Rodrigues
Nosso Mestre Espedito Seleiro que tem destaque em todo o país por suas peças de artesanato em couro, é homenageado em livro de Eduardo Motta

O “Seleiro” foi agregado quando começou a ser reconhecido pelo ofício: fazia selas e arreios para os vaqueiros de Nova Olinda, no interior do Ceará. Aprendeu o serviço com o pai, herdeiro de uma linhagem de boas mãos para o couro, ainda na década de 1940. Quis experimentar, colorir a pele curtida e “embonitar” sandálias, bolsas e móveis. Ganhou clientes, calçou artistas, recebeu menções e homenagens. “Ele pegou um universo de tradições e transformou em algo contemporâneo”, elogia o designer e consultor de moda Eduardo Motta.

Acompanhando o trabalho do artesão cearense desde 2002, Motta lançou na sexta-feira (6) no Dragão Fashion Brasil, o livro Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro.
O livro conta com quase 250 páginas que resgatam a história, as obras, as grandes parcerias e as possíveis origens de sua estética criativa. Segundo o autor, há no trabalho de Seleiro características da cultura dos imigrantes que chegaram ao Brasil ao longo da história, sobretudo portugueses e aqueles oriundos da Europa árabe. “É como se ele soubesse processar tudo isso de uma maneira muito intuitiva”.
FOTOGRAFIA - Helio Filho
Com uma originalidade que o transformou em grife, Seleiro virou uma espécie de queridinho do mundo fashion. Assinou peças para grandes marcas, como Farm, Cavalera e Cantão, participou do São Paulo Fashion Week e viu sua obra ser tema da exposição Da Sela à Passarela, que passou por São Paulo e Rio de Janeiro. No início do ano passado, os irmãos Campana contaram com sua parceria para lançar uma coleção inspirada no cangaço.

Aos 77 anos, Espedito mantém a rotina de trabalho que carregou ao longo de quase sete décadas. Acorda às 4 horas da manhã pra desenhar e fazer os moldes que vai utilizar durante o dia e, com a ajuda de alguns funcionários, continua trabalhando até muito depois que se põe o sol.

O livro Meu Coração Coroado tem fotografia do novolindense Helio Filho.

Mais informações sobre o livro:
Preço: R$ 149,00
248 páginas
Editora Senac

FONTE: O POVO online.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!