19/06/2016

FILME: NJINGA, RAINHA DE ANGOLA

Gênero: Drama/Ficção histórica
A seguir você pode assistir ao filme completo no Youtube:


"Este filme [biográfico] narra a trajetória de uma das mais importantes mulheres africanas que marcou a história da Angola. Esta mulher é Njinga, uma guerreira africana, que durante quarenta anos lutou pela independência dos reinos de Ndongo e Matamba ao longo do século XVII".

DESCRIÇÃO
por Carlos Machado
Um filme fundamental sobre a rainha africana Njinga para assistir no Youtube!
"Njinga, Rainha de Angola" é uma bela produção angolana, em língua portuguesa, que conta a história desta mulher negra lendária, responsável pelo mais duro revés sofrido pelo lucrativo comércio de seres humanos escravizados praticado pelos brancos portugueses. No século XVII, Njinga Mbandi (1581-1663), hábil guerreira, estrategista política e militar foi uma líder carismática, uma rainha que passou a vida combatendo e morreu sem nunca ter sido capturada. A obstinada líder política e militar dos reinos do Ndongo e da Matamba, impediu, por 40 anos, que os portugueses penetrassem no continente africano. É considerada a mãe da independência angolana e uma das mulheres mais importantes da História da África e do Mundo.

[...] O papel de Njinga é interpretado pela atriz angolana Lesliana Pereira, que recebeu o prêmio de melhor atriz no African Movie Academy Awards por sua atuação. Além disso, Lesliana já foi Miss Angola em 2008 e já fez uma participação especial na novela brasileira “I Love Paraisópolis”, no papel de Tarine.

"Njinga, Rainha de Angola" é dirigido por Sérgio Graciano, com roteiro de Joana Jorge e produção da Semba Comunicação. A película estreou nas telas de Angola em 2013 e passou no Centro Cultural Banco do Brasil e, SP e Rio em 2014 mas poucas pessoas tiveram a oportunidade de assistir.

Fonte: ADOROCINEMA
*Carlos Machado é Mestre em História pela Universidade de São Paulo e Escritor (livro Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente).

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!