06/08/2016

Evento de Formatura do Curso de Pedagogia da UVA

“Como disse Augusto Cury os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão...”

Na quarta-feira (3) no Centro de Eventos José Ariovaldo Sampaio aconteceu o evento de Formatura dos alunos dos Cursos de Pedagogia, Ciências Contábeis, Educação Física, Português e Recursos Humanos da Universidade Vale do Acaraú –UVA.
A Turma de Pedagogia Professor Luiz Felipe de Oliveira composta por formandos aqui de nosso município teve como Patrono o empresário José Humberto Pereira Muniz; como Paraninfa a Professora Cristiane Pereira Gomes de Carvalho e como Padrinhos os empresários Antonio Demontier de Matos Feitosa e Ana Cleide da Silva Santos.
O cerimonial foi conduzido pela Mestre de cerimônia Shely Cristina de Farias e contou com a presença da Professora Alayne de Lavôr Bizerra representando o reitor; a Senhora Maria Lucia Gonçalves Camilo - Secretária local do IDJ; do Coordenador adjunto da Unidade do IDJ, o Professor Carlito Alves do Nascimento; da representante da Secretaria de Educação do Município, a Senhora Maria de Fátima Pereira Barbosa; da representante do Prefeito Municipal, a Senhora Francisca Andréia Teles Barbosa Nergino e da Professora municipal, a Senhora Maria Luiza Feitosa de Macedo Pereira.
A formatura de conclusão do Curso de Pedagogia trás para nosso município mais profissionais qualificados para a Educação – agora Pedagogas. No discurso da oradora da turma, Ana Maria nos presenteia com palavras voltadas para a importância do ato ensinar e o zelo para com o exercício da profissão. Em alguns trechos ela citou os desafios enfrentados por todas, desde o compromisso com os estudos, ainda que a maioria sejam casadas e muitas vivenciaram a maternidade neste período e também a perda de entes queridos.
O evento não parou por aí... no Recanto Clube elas festejaram com o Baile de Formatura com homenagens conduzidas pela Mestre de cerimônia Maria Socorro Alencar de Oliveira Feitosa.
Trecho do cerimonial do Baile de Formatura:
Que a alegria da formatura fique para sempre em seus corações, que esta felicidade também contagie aqueles que da sua profissão se beneficiarem.
O momento da formatura não é o ponto final, na verdade é uma virgula nessa trajetória, outras etapas estão logo a frente aguardando, outros desafios precisam ser vencidos e novos objetivos serão traçados. Essa é a dinâmica da vida e como disse o mestre Paulo Freire a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca.
Ser Pedagogo é assumir compromisso com a educação, assumir compromisso com o outro, amar esta profissão como nenhuma outra é a busca pelo conhecimento e a transmissão dele a favor de uma educação de qualidade.
É grande a responsabilidade deste profissional, que deve ser dotado de ética, de postura reflexiva e crítica sobre a realidade que o cerca. É dele a responsabilidade de formar todas as outras profissões.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!