15/09/2016

Biografia da candidata a Prefeita de Nova Olinda – Socorro Matos

“Eu nasci com aspecto, com tendência, com afinidade aos movimentos sociais... aos 13 anos de idade já fazia parte de uma organização comunitária e daí pra cá minha vida até hoje... vai ser de tentar e continuar defendendo os direitos dos trabalhadores, dos mais humildes, enfim, esta é minha luta.”  Socorro Matos

Maria do Socorro Alves de Matos - Socorro Matos - é natural de Nova Olinda, filha do casal de agricultores Manoel Alves de Matos (Manoel Januário) e Maria Celina de Matos. Iniciou sua trajetória escolar na escola Visconde de Cairu localizada no sítio Pedra Branca onde morou durante toda a sua infância e residem a maioria de seus familiares.

Concluiu o ensino fundamental na escola Avelino Feitosa (antiga CNEC) e o ensino médio na escola José Valdivino em Santana do Cariri. É graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri-URCA e possui Pós-graduação em Planejamento Educacional pela Universidade do Salgado.

Professora da rede municipal de educação, ingressou no Movimento Social ainda aos 13 anos de idade na Pastoral da Juventude. Através da assessoria prestada pela Associação Cristã de Base-ACB e enquanto líder da Associação Comunitária do Sítio Pedra Branca desenvolveu importantes projetos comunitários.

Foi Presidente da Federação das Associações Comunitárias Rurais e Urbanas de Nova Olinda e coordenou o Cursinho Pré-Vestibular OPÇÃO que possibilitou a muitos jovens novolindenses ingressarem em um curso superior.

Atuou também na Associação de Professores Municipais e filiou-se ao Partido dos Trabalhadores-PT desde sua fundação em nosso município no ano de 1992. Neste mesmo ano concorreu a vaga de vereadora pela primeira vez.

Em 2004, em uma coligação foi eleita vereadora e atuou com muita determinação na defesa dos direitos sociais. Este mandato é marcado pela eleição onde o PT elege uma mulher pela primeira vez em nosso município.

Torna-se referência em notícia do Diário do Nordeste desta época onde foi apresentada como símbolo de garra das mulheres caririenses que mesmo em cidades pequenas estavam rompendo as barreiras impostas pela política tradicional.

Em 2008, o PT lança candidatura própria e a mesma integra a chapa como vice-prefeita. Em 2012, é eleita novamente para vereadora pela coligação “A vitória de nossa gente”. Em uma de suas citações afirma que como cresceu dentro dos movimentos sociais se sentiu credenciada para chegar até a Câmara Municipal de Vereadores.

Atribui a sua trajetória como militante, de participação em organizações comunitárias e sindicatos, suas conquistas junto ao povo enquanto vereadora. Conseguiu se destacar na defesa do bem comum e da ética na política tendo se mantido firme no partido em que atua.

Hoje é candidata a Prefeita em nosso município pela coligação “Juntos pela Democracia”. Acredita que a política é a ciência de se fazer o bem e não de se fazer negócio.

Um comentário:

  1. Socorro Matos é a candidata qualificada para ser a próxima prefeita de Nova Olinda. Seu projeto é voltado para beneficiar toda a população. Votem com consciência!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!