01/01/2017

Prefeito e Vereadores de nosso município tomam posse neste domingo

Neste domingo (1º de janeiro) aconteceu no Centro de Eventos às 16 horas a posse dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores de nosso município. São os candidatos eleitos pelos 11.065 eleitores de nosso município.
FOTOGRAFIA - Carlos Erivelton
Tomou posse a Prefeito Municipal o Sr. Afonso Sampaio do PSD eleito com 60.96% dos votos e seu vice o Sr. Ítalo Brito Alencar.

Ainda foram empossados os 11 vereadores eleitos para o quadriênio 2017-2020:
Zé de Naninha do PR eleito com 7.47% dos votos (Presidente da Câmara Municipal);
Nenem Camilo do SD eleito com 6.73% dos votos (Vice-Presidente da Câmara Municipal);
Lourdes da Saúde do PRTB eleita com 4.59% dos votos (Secretária da Câmara Municipal);
Tier Feitosa  do PSDB eleito com 8.81% dos votos;
Cicim da Serra  do PP eleito com 8.09% dos votos;
Cicero Macarrão do PSB eleito com 6.69% dos votos;
Vande Araújo do PSD eleito com 6.25% dos votos;
Zé Vieira do PMN eleito com 5.56% dos votos;
Marieta do PRTB eleita com 4.96% dos votos;
Toin de Deda do PP eleito com 4.79% dos votos;
Adriano do PSB eleito com 3.24% dos votos.

Algumas considerações sobre o papel do prefeito, vice-prefeito e vereadores:
Prefeito
O prefeito é o chefe do Executivo municipal, ou seja, a principal autoridade política do município. Cabe a ele administrar os serviços públicos locais, decidindo onde serão aplicados os recursos provenientes dos impostos e dos repasses do estado e da União, quais obras devem ser executadas e programas a serem implantados. Também é função do prefeito sancionar e revogar leis, vetando propostas que sejam inconstitucionais ou não atendam ao interesse público.

Vice-prefeito

O vice-prefeito é o segundo na hierarquia do Executivo municipal. Caso o prefeito precise se ausentar por motivo de viagem, licença, ou tenha o mandato cassado, quem assume as funções do titular é o vice. Enquanto o prefeito está em exercício, o vice deve auxiliar na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município.

Vereador
Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define onde deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos munícipes. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!