26/01/2017

Saiba tudo sobre o Sisu

“Sisu”, “Fies” e “Prouni” são algumas das nomenclaturas mais comuns de se ver e ouvir quando chega a época do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No Brasil, a edição de 2016 do Exame bateu um recorde histórico: foram 8,7 milhões de inscritos.

O exame é uma iniciativa criada pelo Ministério da Educação (MEC) que permite avaliar o Ensino Médio no país, mas, acima de tudo, aumentou as oportunidades para que pessoas de diferentes regiões e condições sociais tenham acesso a uma educação superior de qualidade.

Mesmo criado em 1998, esse sistema de avaliação sofreu diversas mudanças e uma reestruturação completa ao longo dos anos, e ainda pode confundir os estudantes. Hoje, é possível fazer uma única prova e concorrer, de uma só vez, a milhares de vagas em universidades federais e estaduais de todo o país.

Mas essa facilidade e quebra de fronteiras só é possível graças a um sistema informatizado, que permite que todas as instituições públicas de ensino superior disponibilizem suas vagas e selecionem os futuros universitários com base no seu desempenho no ENEM: o Sistema de Seleção Unificada, ou Sisu.

Para fornecer uma orientação adequada aos estudantes, os coordenadores e diretores pedagógicos precisam ficar atentos não apenas aos prazos de inscrição, mas a todo o funcionamento desse sistema, como:
» notas de corte,
» vagas de ampla concorrência,
» ações afirmativas e classificação parcial.

A chegada de 2017 marca também um novo período de inscrições para o Sisu, que acontece duas vezes por ano. Ainda dá tempo de aprender tudo sobre esse sistema de seleção para garantir que seus estudantes não percam a vaga dos sonhos.

Entenda o que é o Sisu

Desde que as universidades federais e estaduais mais conceituadas do Brasil aboliram os vestibulares para unificar o seu sistema de avaliação, o Sisu se tornou uma das formas mais relevantes para quem deseja ingressar em um curso superior. Na prática tudo funciona de maneira integrada. Ao se inscrever no ENEM, o candidato já recebe um número de inscrição e uma senha, que também dão acesso ao sistema do Sisu. E não há cobrança de qualquer taxa adicional.

Mas é preciso ficar atento ao prazo de inscrições. O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes por ano, geralmente, em janeiro e em junho/julho — períodos que marcam o início do semestre letivo das instituições de ensino superior.

No site, esse candidato pode ter acesso às instituições de todo o país e escolher a de seu interesse. Também, nesse momento, é possível escolher o tipo de concorrência: por vagas de políticas afirmativas – para afrodescendentes, indígenas e estudantes que estudaram em uma instituição pública – ou por ampla concorrência.

Conforme as regras do programa, cada candidato pode escolher até dois cursos, um como primeira e outro como segunda opção. O candidato deve observar a nota de corte para realizar sua inscrição.

Por exemplo, se a nota de corte do curso de Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA) for 700, o participante deve ter uma nota superior a essa para ingressar na graduação. Mas isso não é garantia de aprovação, já que a norte de corte pode mudar, de acordo com critérios que explicaremos a seguir.

A boa notícia é que se não for aprovado de primeira, o estudante ainda pode concorrer ao curso eleito como segunda opção. Além disso, o Sisu oferece às instituições uma Lista de Espera, para o preenchimento das vagas não ocupadas nas chamadas regulares.

Então, após o período de inscrição no Sisu, é só ficar de olho. Os candidatos selecionados para as universidades terão um prazo determinado para efetuar a matrícula e garantir sua vaga.

» Passo a passo de inscrição do Sisu

Acesso ao sistemahttp://sisu.mec.gov.br/, entre 00h do dia 24/01 e 23h59 do dia 27/01;
Confirmação de dados – é necessário se certificar que todos estejam corretos e alterar os que estiverem errados;
Pesquisa de Cursos – a pesquisa pode ser feita por cidade e por instituição de ensino;
Escolha de Cursos  o estudante poderá escolher sua primeira e segunda opção, de acordo com o seu interesse. Também é possível conferir a quantidade de vagas de ampla concorrência ou ações afirmativas e as notas de corte;
Confirmação da Inscrição.

» É possível alterar a inscrição?

Até o período de encerramento das inscrições, o candidato pode fazer quantas alterações achar necessário. Após 23h59, o sistema impede qualquer alteração.

» Resultados

O resultado do Sisu não é divulgado imediatamente após o fim das inscrições e poderá ser consultado no seu Boletim de Acompanhamento (no próprio portal), nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161.

Em caso de notas iguais, o primeiro quesito de desempate será a nota da redação, por isso é essencial dar atenção a esse aspecto e treinar bem o estudante sobre os temas da atualidade, regras gramaticais e capacidade de argumentação. Depois os critérios seguem as notas das áreas na seguinte ordem: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Caso seja aprovado, o candidato deve entrar em contato com a universidade para conferir os documentos necessários para matrícula, o prazo e os locais e horários. Na maioria das universidades esse processo é feito presencialmente.

Ter um bom desempenho no ENEM é somente o primeiro passo para quem deseja ingressar em uma universidade. O Sisu é uma das etapas mais importantes para conseguir a vaga dos sonhos. É nele que o estudante fará a escolha que irá direcionar sua jornada profissional.

Mudanças para o Sisu 2017

A principal mudança para o Sisu 2017 é a flexibilização do cálculo das notas pelas universidades. Nas outras edições, as universidades determinavam notas mínimas e pesos para cada área do conhecimento da prova do ENEM.
Para 2017, as instituições poderão determinar uma nota mínima para o exame em geral. Essa medida favorece alunos que não tiveram um desempenho muito bom em determinada área do conhecimento, mas que apresentaram uma boa média no ENEM como um todo. As universidades poderão escolher entre seguir o modelo antigo, que leva em consideração a nota em cada área do conhecimento; o modelo novo, que considera a nota no exame como um todo; ou os dois.

Outras alternativas

Além do Sisu existem outras opções para que um estudante ingresse na universidade: por meio do ProUni, Fies e Sisutec.
» O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa de bolsas de estudos integrais ou parciais para ingresso em universidades particulares. O estudante também deve ter feito o ENEM com nota superior a 450 e não ter zerado a redação. Quem cursou todo o ensino médio na rede pública de ensino ou na rede particular por meio de bolsas também pode conseguir o benefício.
» O Fies é um financiamento estudantil, fornecido pelo Governo Federal, que cobre integralmente a graduação. Para participar, a instituição de ensino precisa ter avaliação positiva no MEC e o estudante deve cobrir alguns pré-requisitos, como: ter renda mensal de até 2,5 salários-mínimos por membro da família, ter participado de alguma edição do ENEM, desde 2010, ter obtido nota superior a 450 e não ter zerado a redação.
» O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, ou Sisutec, é para aqueles que concluíram o ensino médio em rede pública ou por meio de bolsas em escolas particulares, fizeram o ENEM, e desejam ingressar em cursos de educação profissional tecnológica.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!