05/03/2017

08 de Março – Dia Internacional da Mulher

Empoderamento feminino?

Por Michelle Magrini1 e Ana Luiza Bruno2
1. Cientista social em formação, editora de conteúdo para redes sociais por acaso, ativista por convicção, ainda nômade por natureza.
2. Mãe, animadora cultural, ativista pelos direitos humanos, das mulheres e infância.

EMPODERAMENTO FEMININO - Termo que tomou as capas de revistas, manchetes de jornais e levantou o debate urgente: a necessidade de promover a equidade de gênero e combater a violência contra a mulher, em suas múltiplas formas, que ultrapassam a violência física.

Uma mulher é agredida quando tem que escutar calada as cantadas obscenas de desconhecidos em espaços públicos. É agredida quando é puxada pelo braço ou pela cintura na balada contra a sua vontade. Agredida quando seu salário é menor do que o do colega homem que exerce a mesma função. Quando precisa pensar duas vezes antes de sair na rua sozinha. Uma mulher é agredida quando sua opinião é desacreditada apenas por ser a opinião de uma mulher.

O movimento que ficou conhecido como Primavera das Mulheres ganhou as ruas, a mídia e as redes sociais por meio de atos em defesa do direito das mulheres, com diversas agendas de reivindicações. O empoderamento surge quando há empatia entre mulheres, revelando-se a sonoridade: um pacto de reconhecimento entre mulheres, sendo uma dimensão ética, política e prática do feminismo contemporâneo. É o que faz uma mulher dirigindo avistar outra na rua, caminhando, à noite e oferecer carona, ajuda, apoio ao menor sinal de perigo.

Fica claro que se trata de um fenômeno eminentemente coletivo e de caráter abrangente. "Nenhuma mais a ser violentada!" ou "Mexeu com uma, mexeu com todas!" é o grito dessas mulheres. O empoderamento feminino é o que você pode fazer para fortalecer mais mulheres a serem livres e terem voz para decidir - sobre seus corpos, seus gostos, seus atos, enfim, sobre si mesmas.

Sem dúvida o movimento pela humanização dos nascimentos é um exemplo desta nova forma de fazer feminismo, promovendo a informação para que as mulheres possam ter mais escolhas sobre processos que são exclusivos de seu corpo e que ficaram há anos relegados ao domínio médico-masculino, como gestação, parto e amamentação.

Iniciativas em favor do empoderamento feminino como a recente aprovação da Lei do Feminicídio no Brasil, que torna crime hediondo o assassinato de mulheres apenas por serem mulheres; a promoção dos princípios de empoderamento de mulheres criados pela ONU em 2010 para o setor empresarial; ou levar 7 milhões de estudantes brasileiros a pensar o tema "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira", como fez o ENEM em seu tema de redação em 2015, devem ser fortalecidas.

O empoderamento feminino é o inverso do silenciamento e da apatia. "Nós percebemos a importância de nossa voz quando somos silenciadas" Malala Yousafzai, prêmio Nobel da Paz, ativista em defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação.

Minhas Considerações
Neste 08 de março, não se limite a aceitar flores, chocolates e mensagens, exija uma mudança na forma como você é tratada, exija respeito; dê um basta na violência seja física ou psicológica; denuncie agressores, não apoie iniciativas ou posturas que nos diminua e inferiorize enquanto seres humanos. Muito mais que flores ou mensagens, precisamos de políticas públicas que nos protejam de forma efetiva – aja visto que em muitos casos, mesmo quando uma mulher denuncia a violência doméstica, por exemplo – acaba pagando com a própria vida...

Esta não deve ser uma reflexão a ser feita apenas no 08 de março – Dia Internacional da Mulher – mas, diariamente onde quer que estejamos. Para a escritora nigeriana - Chimamanda Adichie – “há muita hostilidade à ideia do feminismo. O mundo é sexista e a misoginia é praticada tanto por homens quanto por mulheres.”

Somos muito mais e somos ainda mais quando estamos de posse de nossos direitos e conscientes de nossos deveres enquanto cidadãs.
Lucélia Muniz

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!