21/04/2017

E hoje aconteceu a inauguração do Museu Casa de Antonio Jeremias Pereira em Nova Olinda

O Museu Casa de Antonio Jeremias Pereira aborda a história política da criação do município de Nova Olinda e de seu criador e funciona na recém restaurada casa onde viveu Antonio Jeremias Pereira. O museu se configura como um Ponto de Memória da rede de Eco-Museus da Chapada do Araripe, da Fundação Casa Grande, integrando o circuito de Turismo Comunitário da Região do Cariri, em parceria com o MINC, IBRAM, SESC e Geopark Araripe.

A casa foi construída em 18 de janeiro de 1956, restaurada e musealizada em 21 de abril de 2017. Foi palco do movimento de emancipação política de Nova Olinda, e nela foram tomadas as decisões que definiram os rumos do desenvolvimento do município. É um museu orgânico sendo dividido em três cômodos da casa que retratam a família Jeremias, a emancipação política de Nova Olinda e o seu fundador e a vida de Antonio Jeremias Pereira. Tudo foi pensado desde o piso e seus detalhes, as cores originais da casa e sua fachada.

Sobre Seu Antonio Jeremias Pereira
Na primeira década do século XX, dia 26 de fevereiro de 1909, uma sexta-feira, no Sítio Tabocas do distrito Nova Olinda, município de Santana do Cariri, nasce Antonio Jeremias Pereira, primeiro filho do casal Jeremias Pereira do Nascimento e Maria Tereza de Almeida.

Em 1918 com nove anos de idade perdeu a mãe, começando a trabalhar muito cedo, auxiliando no cortiço de seu pai. Em 1927 já com 18 anos de idade perdeu seu pai tendo que cuidar do sustento dos oito irmãos mais novos.

Em 1931 com 22 anos de idade casou-se com Ana Pereira Lima, filha mais velha do comerciante Neco Trajano, com quem tivera cinco filhos: Vicencinha, Marinete, Zé Humberto, Aldenora e Antonete.

Em 1947 com 38 anos de idade, inicia sua carreira política como vereador, representando o distrito de Nova Olinda na Câmara Municipal de Santana do Cariri.

Durante a inauguração foi importante perceber o quanto de nossa história está sendo resgatada e uma vez parte a ser preservada da memória de nosso povo, pois Seu Antonio Jeremias Pereira lutou pela emancipação de nosso município e também se tornou prefeito em nossa terrinha.
Para Ana Célia Matos, Secretaria Municipal de Educação, o museu irá contribuir bastante com as escolas do município. Ela enfatizou dizendo que “a gente vai procurar trazer as nossas crianças para estar visitando o museu, conhecendo realmente a história de Nova Olinda e buscando saber, principalmente, qual foi a história de nosso fundador, Antonio Jeremias Pereira.”

Pensando na contribuição do museu para a história de nosso município, Luciana Brito, Coordenadora da 18ª CREDE destacou que o museu “é uma experiência inovadora e eu acredito que nós que somos educadores temos que contar com ricas experiências desta forma regatando a identidade do povo. Nós seres humanos precisamos resgatar nossa identidade, saber de onde a gente vem para que a gente possa valorizar as pessoas, a nossa vida, a nossa localidade”, frisou a coordenadora.

Idilvan Alencar, Secretário de Educação do Estado do Ceará, neto de Seu Antonio Jeremias Pereira, falou sobre a importância do resgate dessa história e disse: “Para mim tem um sentimento duplo, um de emoção por ser neto de Antonio Jeremias, uma pessoa que ajudou na minha formação profissional. Eu sou muito grato a ele por ter me formado... ele sempre ajudou inclusive financeiramente. E, eu também trago alguns exemplos dele enquanto gestor, uma pessoa que gostava muito da cidade, que era muito cuidadoso, tinha muita atenção com as coisas que precisava... para a cidade de Nova Olinda, eu diria que assim... é importante porque conta um pouco a história da cidade através de sua trajetória e esse tipo de museu é muito comum em vários locais do mundo”, destacou o secretário.

O evento contou com a presença das autoridades locais e das cidades vizinhas, da Vice-Governadora do Estado do Ceará, a Senhora Izolda Cela, de amigos e familiares da Família Jeremias.  

Para conferir mais fotografias do evento clique AQUI.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!