28/04/2017

Momento com os alunos da EJA da escola Padre Luís Filgueiras sobre a História de Nova Olinda

Ontem (27) tive a oportunidade de conhecer os alunos da EJA da escola Padre Luís Filgueiras e conversar um pouco com eles sobre a História de Nova Olinda.

Tenho conversado com algumas pessoas e já faz algum tempo que venho juntando material e estudando sobre o assunto. Começamos explorando um dos ícones do nosso município – a nossa bandeira – e daí já dá para tirar muitas conclusões.

Passamos ao processo de emancipação política de nosso município e de como se deu a transição de distrito a município. Ainda observando as pessoas que fizeram parte de todo esse processo.

Fomos dando uma olhando no que seria a extensão territorial, limites e a demografia local. E seguindo uma ordem cronológica pudemos observar todas as pessoas que ocuparam o cargo de prefeito municipal ao longo destes 60 anos de emancipação de nosso município.

Depois tratamos do que seria nossas riquezas naturais, cultura, turismo e artesanato, uma vez que nosso município é um dos destinos indutores do turismo nacional.

Destacamos também alguns nomes que contribuíram no campo da educação em nosso município, a exemplo da primeira diretora da escola Padre Luís Filgueiras – Dona Vicencinha.

O convite foi feito pela Professora Hericka Santos Lima que deixou os agradecimentos pela rede social, dizendo: “Meus sinceros agradecimentos a Lucélia Muniz França pela conversa sobre a história de Nova Olinda, partilhada com os alunos da EJA na escola Padre Luís Filgueiras.
"Conhecer a nossa história é reconhecer a importância da nossa identidade."
 
Também volto a agradecer aos alunos pela acolhida e participação! Finalizamos nossa conversa com um QUIZ até para perceber o quanto nossa conversa tinha sido compreendida. E estes surpreenderam com considerações e contribuições durante todo este momento que para mim foi de troca e de aprendizado!

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!