23/04/2017

Os Caretas mantêm acesa a tradição

Novolindenses saem pelas ruas da cidade durante a semana santa caracterizados de caretas
A semana santa passou, mas não poderia deixar de fazer uma alusão aos jovens que mantém acesa a tradição dos caretas em nosso município. Das máscaras de papelão às máscaras feitas de material sintético e compradas já confeccionadas. Eles seguem fazendo barulho com chocalhos e percorrem ruas e comunidades rurais de nosso município.

Não vou negar que quando crianças eu tinha muito medo e não conto as vezes que saí correndo para me esconder embaixo da cama. Era tenso porque aquelas máscaras me assustavam muito... rsrsrsrs

A festa dos caretas é muito antiga e também faz parte de nossas manifestações folclóricas – uma brincadeira feita por jovens com suas máscaras, chocalhos e roupas esfarrapadas ou decoradas... Um dos destaques é a figura do judas onde aí entra a criatividade de como fazer este personagem. Em algumas matérias vi que em algumas cidades chamaram o judas de um tal de TEMER, coitado, acho que o judas não merecia este nome... ops falei...

A folia acontece durante a Semana Santa. Com chicotes nas mãos e usando máscaras invadem a roda e ameaçam aqueles que ousem invadir o círculo. Os Caretas percorrem comunidades e cidades em busca de prendas que são postas no Círculo de Caretas, no Sábado de Aleluia. Os moradores que participam da brincadeira tentam invadir o círculo para pegar as prendas, que são guardadas pelos caretas.

A brincadeira vem se mantendo graças ao espírito cultural que integra as manifestações populares, nesta época do ano. Por onde passam, os caretas arrancam risos das pessoas, mas há quem tenha medo. Muitas crianças, mesmo nos dias atuais, correm para dentro de casa quando escutam os chocalhos e o estalar dos chicotes. Mas é inevitável que esta é uma tradição que fascina a todos durante a Semana Santa.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!