02/04/2017

Sobre a colheita do milho verde

FOTO - Osmara Leal
MILHO - a planta pode atingir de 70 cm a 2,5 m de altura, ter um ciclo de vida de 3 meses a 10 meses, e ter grãos apropriados para fins bastantes específicos, como por exemplo farinha ou pipoca, ou para ser utilizado como milho verde, isto é, com seus grãos ainda bem hidratados.

Para uso como milho verde, as espigas são colhidas quando bem desenvolvidas, mas antes de começarem a desidratar. A espiga geralmente estará no ponto de colheita quando os estigmas (o cabelo da espiga de milho) estiverem com uma cor marrom. A colheita do milho para outros fins é realizada somente quando as espigas estão bem secas.

O milho verde é o milho consumido “in natura”, sendo também utilizado pela indústria de milho em conserva e para a produção de pamonha, curau, suco, sorvete etc. Quando comparado ao milho grão, o milho verde possui um maior teor de açúcares e menor teor de amido, por ser colhido mais cedo.

Entretanto, após a colheita, os açúcares do milho verde continuam a ser gradualmente transformados em amido, tornando-os duros, amargos e farináceos, gerando a perda do produto. As variedades de milho verde disponíveis no Brasil ainda não possuem boas características nesse sentido, com baixo teor de açúcares e rápida conversão em amido, diferente das variedades norte-americanas e europeias, que são notadamente doces.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!