04/06/2017

Vacinação contra a gripe será liberada para toda a população a partir desta segunda-feira

O Ministério da Saúde anunciou na sexta-feira (2) que a partir da segunda-feira (5), a vacina contra a gripe estará liberada para toda a população. Estados e municípios foram orientados a ofertar a vacina para todas as faixas etárias nos postos de saúde, enquanto durarem os estoques. A medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há um estoque disponível de 10 milhões de doses em todo país.  

A campanha foi prorrogada para até o dia 9 de junho com o intuito de alcançar a meta de vacinação.

Quem quiser se vacinar deve procurar um posto e levar, de preferência, a carteira de vacinação. Caso não tenha, deve portar um documento de identificação. As vacinas serão disponibilizadas até quando durarem os estoques. 

Importância da vacinação
Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. 

Fonte: DC

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!