04/07/2017

Escola profissional de Nova Olinda realiza abertura das atividades do ENEM não tira Férias!

Nesta terça-feira (4) no auditório da EEEP Wellington Belém de Figueiredo aconteceu a abertura das atividades referentes ao ENEM não tira Férias! Professores das diversas áreas de conhecimento estão se voluntariando para atender aos alunos dos municípios de Nova Olinda, Santana do Cariri e Altaneira.

Hoje na abertura os alunos puderam conferir a apresentação de um dueto formado pelos Professores de Música Marcos Ferreira e Daniel Rodrigues da EEM Padre Luís Filgueiras que ainda enviou um coral formado por jovens da referida instituição de ensino.

Ainda pudemos assistir à apresentação do Quarteto de Saxofones de Nova Olinda e o stand up comedy com o aluno Denir Duarte da nossa escola (a EEEP Wellington Belém de Figueiredo).

O Núcleo Gestor da nossa escola composto pela Diretora Escolar Lúcia Santana e os Coordenadores Ana Maria, Francisco de Assis e Paulo Robson se fizeram presentes na abertura do evento bem como o Diretor Escolar Tiago Soares da EEM Adrião do Vale Nuvens de Santana do Cariri.

O primeiro Aulão do ENEM contou com as Professoras Talita de Morais de Sociologia e Expedita do Nascimento de Filosofia. A Professora Talita de Morais versou sobre questões como Dança folclórica no Brasil, perdendo o caráter aristocrático onde a quadrilha ganha popularidade; O Tropicalismo enquanto movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968; A mais-valia termo utilizado por Karl Marx em alusão ao processo de exploração da mão de obra assalariada que é utilizada na produção de mercadorias; a Pluralidade cultural que convive de forma harmônica/Multiculturalismo e o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um.

Já a Professora Expedita trouxe questões sobre as características da obra O Príncipe de Nicolau Maquiavel; sobre o filósofo Thomas Hobbes que sustentou uma concepção pessimista de ser humano (Em estado de natureza, o homem se revela uma índole egoísta, inclinado ao conflito);  Michel Foucault onde as relações humanas se dão através de relações de poder, em que o ordenamento de forças é que estabelece uma organização das sociedades; Atenas no período democrático e na Eclésia (assembleia dos cidadãos) onde os cidadãos se reuniam para decidir sobre os assuntos de interesse público, que configurava a prática de uma democracia direta.

As professoras trouxeram questões de edições anteriores do ENEM para discutirem tais temáticas e antes da explanação dos assuntos, os alunos, puderam verificarem seus conhecimentos ao tentarem resolver algumas questões.

Fica aqui o convite para que os alunos estejam participando e abraçando esta oportunidade rumo ao ENEM que abre as portas para a concretização de muitos projetos de vida e de sonhos!

Para conferir mais fotografias clique AQUI.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!